Aulas de Kite


Agende sua aula:
* E-mail: floripakite@gmail.com

                floripakitesurf@gmail.com

* Contato: (048) 98449-3449

          




Se você quer aprender a velejar ou a surfar e está na Ilha de Santa Catarina, você está no local certo. Aqui você encontra todas as informações necessárias para a prática destes esportes.além de aulas de kite e surf.
Aulas de KiteSurf:

Primeiramente, o kitesurf exige conhecimento sobre o esporte, por isso nunca sigas os conselhos de um praticante sem experiência.

O Kitesurf depende de condições climáticas e possui a necessidade total de vento para sua prática. Preste atenção no vento e nas regras e regulamentos do local onde você vai praticar.
Para decolar seu equipamento é preciso sempre ter um semi circulo de aproximadamente 100 metros livre, sem cabos elétricos, postes ou árvores, artifícios perigosos para você e seu equipamento. Para decolar e aterrissar com segurança você precisará de ajuda.

Aulas
O número de aulas vai depender do desenvolvimento do aluno no esporte

1º Aula: Aula teórica básica sobre as condições climáticas (vento, ondas e correntes, interpretação de previsão de ventos e a prática do esporte), equipamentos, funcionamento do kite e velejo.
A primeira aula será realizada com um Kite Foil, onde o aluno aprende as noções básicas do esporte na areia da praia (decolagem, controle, pouso e redecolagem).

2º Aula: Primeiro contato com o kite específico para seu tamanho/peso. Montagem do equipamento, controle da kite na areia (decolagem, controle, pouso e redecolagem), uso dos sistemas de segurança.

3º Aula: Prática de Body-drag ou seja da locomoção do equipamento na água sem a prancha, desde o manejo da pipa em tamanho normal na zona neutra, práticas de decolagem e pouso, e zona de força.


4º Aula: Prática de Water Start. Nesta aula o aluno vai iniciar as primeiras planadas com a prancha, sendo ensinado sobre como manter o controle da pipa e o equilibrio em forma de pêndulo para manter a estabilidade da prancha. A etapa final das aulas é quando o aluno consegue manter o domínio de pipa e prancha, dentro da água, podendo assim começar a praticar o kitesurf!

Agende sua aula:
* E-mail: floripakite@gmail.com

                floripakitesurf@gmail.com

* Contato: (048) 98449-3449




Posso aprender sozinho(a)?
Não!!! O kitesurf é um esporte que oferece riscos altíssimos para quem não segue as normas de segurança. Para começar no kitesurf o primeiro passo é escolher um instrutor qualificado e se inscrever no curso, fazendo-o até o final.
A pior causa de acidentes é a tentativa de algumas pessoas de aprenderem sozinhas ou com a ajuda de algum amigo inexperiente, o que além de perigoso, vai demorar 6 meses para evoluir o que você pode evoluir em 1 mês se fizer um curso e acompanhamento com um instrutor .

Tem algum requisito?
O requisito básico é saber nadar bem e se sentir confortável no mar ou lagoa, mesmo na presença de ondas ou marolas. Não é necessário ser forte, mas um bom condicionamento físico e tranquilidade mental para aprender ajudam muito! Não começe as aulas estressado (a) ou com a cabeça em outros problemas.
Não tenha pressa de aprender! Quando você está muito ansioso existe uma maior chance das coisas darem erradas.Calma, atenção, paciência e raciocínio são fundamentais para um aprendizado eficaz e seguro! Pular etapas de aprendizado pode causar muita frustração ou até mesmo a desistência do esporte.

Devo possuir equipamento próprio para ter aulas?
Não é necessário possuir o equipamento para fazer o curso, pois o instrutor fornece tudo que for necessário para o aprendizado e segurança. A escola ou intrutor deve possuir diferentes tamanhos e modelos de kites e pranchas para que o aluno possa aprender com o material adequado e ter conhecimento dos diferentes tipos de equipamentos existentes.

Posso aprender em qualquer condição de vento e mar?
Não!!! Uma das regras de segurança aconselha a prever qualquer tipo de condição que torne o velejo arriscado.
Os ventos ideais para se aprender ficam entre 8 e 18 nós, sendo que o instrutor deve fornecer o kite apropriado à intensidade de vento e peso e força do aluno. A faixa de vento ideal para a fase de water-start (sair velejando da posição parada) fica entre 10 e 15 nós.
O local ideal é numa lagoa ou pedaço de mar protegido das ondas, como uma enseada, bahia ou atrás de penínsulas.
Se o vento está muito forte ou a chuva começa com a possibilidade de raios, cancele a aula. 

Quanto tempo vou levar para sair andando?
Os cursos têm em média duração total de 10 horas de aula, distribuídas ao longo de vários dias.
O mais importante é sair com noção total de segurança, saber o que fazer em qualquer situação de emergência.
Algumas pessoas têm mais facilidade para aprender que outras, e podem sair andando já no meio do curso.
Outras requerem mais tempo por ser super cautelosas ou menos habilidosas, isso é normal e o ritmo de cada pessoa deve ser respeitado por ela mesma!! 

Depois de concluido o curso vou saber usar qualquer equipamento?

Depois de concluído o curso, o aluno pode precisar de uma pós-graduação, o acompanhamento do instrutor para se adaptar a kites diferentes, principalmente os de AR maior (mais alongados),
É recomendado que o primeiro kite de um aluno já formado seja de no máximo 12 metros quadrados.

Fonte: site kitesurfmania
www.kitesurfmania.com


Foil Wing Q&A